• Marcus Garcia de Almeida

Sustentabilidade Estratégica: possíveis caminhos

Atualizado: Jul 14

"É preciso que a economia humana seja capaz de suprir as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” [1] - Gro Harlem Brundtland

[1][ Gro Harlem Brundtland (nascida como Gro Harlem; Bærum, 20 de abril de 1939) é política, diplomata, médica norueguesa e líder internacional em desenvolvimento sustentável e saúde pública. Participou das discussões políticas da Noruega desde muito jovem. Em fevereiro de 1981 tornou-se a primeira mulher chefe de governo do seu país, sendo atualmente enviada especial para as Alterações Climáticas da ONU.


A teoria institucional

Um dos fundamentos da teoria institucional [2] é de que as organizações funcionam mediante a incorporação de orientações previamente definidas e racionalizadas na sociedade lhe dando legitimidade.

[2] Defende que para manterem-se competitivas, as empresas precisam revisitar o ferramental aplicado na sua gestão incorporando aqueles que permitam a medição de desempenho dos indivíduos e da organização. A busca da diversificação de indicadores para além daqueles financeiros, precisam ser rapidamente desenvolvidos incluindo análise de aspectos cognitivos, sociológicos, culturais e normativos além do Balanced Scorecard (BSC) para avaliação de comportamento social (Nascimento, Rodrigues, & Evandir, 2010).


Projetos de sustentabilidade


Ao adotar práticas sustentáveis para sua produção enviará aos consumidores a mensagem de que se preocupa com os impactos que gera. Os consumidores, por sua vez, ao verificarem essa preocupação, compreendem que esse comportamento é um importante componente da qualidade daquilo que se consome e ao ter que escolher entre o produto de uma empresa que exerce práticas sustentáveis e responsáveis e aquela que não exerce, sua consciência tenderá a decidir a favor da boa prática.


Use nossa hashtag nos seus posts para apoiar as ideias

#sustenta2020

Divulgue essa ideia e suas próprias ideias sobre possíveis caminhos para a sustentabilidade. Conheça mais possibilidades no livro Sustentabilidade Estratégica: possíveis caminhos.



Venha descobrir!


#sustenta2020

29 visualizações
 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Se deseja publicar seu livro informe seu endereço de e-mail pelo formulário acima que entraremos em contato.
---
©2020 por Editora Ideário.
Selo Editorial da Profissionais.com