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Desafios Permanentes: Projeto político pedagógico; Gestão escolar; Métricas no contexto das TIC

A Escola No Século XXI: Desafios Permanentes - Projeto Político Pedagógico; Gestão Escolar; Métricas no Contexto das TIC´s

Desafios Permanentes: Projeto político pedagógico; Gestão escolar; Métricas no contexto das TIC

Volume IV – Desafios Permanentes: Projeto político pedagógico; Gestão escolar; Métricas no contexto das TIC.

Os 13 artigos dos capítulos 8, 9 e 10, deste volume 4 trazem à tona as questões que mais perturbam os gestores escolares e os docentes: como articular no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola as questões relacionadas ao uso das ferramentas baseadas nas tecnologias emergentes da informação e da comunicação (TIC), incluindo o uso de recursos compartilhados?

Reunimos neste volume também outra preocupação não menos importante no contexto escolar e educacional: como avaliar o ambiente da TIC utilizando as avaliações por competência, rubricas e também o portfólio como estratégia para facilitar e em alguns casos viabilizar a autoavaliação.

Dentre os contextos trabalhados, discutidos e analisados neste volume estão:

O PPP sob a perspectiva das TICs

Além de esclarecer a aplicação correta das terminologias Tecnologia da Informação, TI, IT, Biblioteca Digital, Informática e computação pervasiva, discute e exemplifica a prática para a construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) aderente às novas tecnologias e a pensar sobre portfólio, rubrica e avaliação por competência como estratégias contemporâneas para avaliação discente.

O PPP e a gestão das TICs na educação

Onde e como a gestão escolar pode buscar soluções que possam transformar ou minimizar o baixo desempenho escolar. Na gestão democrática comprometida com as reais necessidades da comunidade escolar? Na formação cidadã e na integridade do indivíduo? Na construção e implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) direcionado às reais demandas escolares? Essas são algumas questões apresentadas e discutidas neste artigo que olha o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para que estas tragam inovações às metodologias adotadas pedagogicamente, atendendo às novas gerações.

Planejamento de ensino e as tecnologias

O planejamento de ensino é um processo interativo, minucioso e que exige do professor considerar necessidades do aluno e inteirar-se do leque de ferramentas tecnológicas disponíveis para uso. Esses fatores precisam se integrar a um contexto de mudança e de práticas por parte deste professor e de atitudes por parte do aluno considerando a trilogia planejamento/execução/avaliação. Passando pela avaliação do EaD (Ensino a Distância), pela autoavaliação, por materiais didáticos e pelas tecnologias voltadas a esse contexto, o artigo traz muitas provocações para um novo pensar sobre o assunto.

Planejamento de ensino e as tecnologias: avaliação e feedback

Apresenta as formas de planejamento com foco no ensino com o uso das tecnologias utilizadas para a viabilização das interações pedagógicas, aprendizagem virtual e colaborativa. Descreve as fases do planejamento de ensino, enfatizando a avaliação e o feedback como formas de retroalimentar o sistema pedagógico desenvolvido em ciclos. Essa metodologia associada ao contexto da realidade propicia a flexibilidade do ensino e a demanda de novos conhecimentos, assim como a atualização tecnológica conferida às técnicas de ensino, a docentes e a discentes.

Práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem no espaço escolar

Partindo do estudo sobre princípios e práticas de produção do conhecimento em organizações, este artigo analisa os fundamentos teóricos e práticos objetivando ampliar a abrangência das possibilidades didático-pedagógicas. Analisa alguns eventos significativos de construção do conhecimento e a sua utilização como ilustração do potencial de aplicação no contexto ensino-aprendizagem.

Tecnologia em sala de aula: análise da prática do uso de filmes de animação

Como os especialistas avaliam a utilização dos filmes de animação como estratégia didática? Como modelar e indexar o processamento informacional desse tipo de filme, oferecendo assim subsídios para a o uso da animação em sala de aula como recurso didático?

A informação e a ação no contexto escolar

Demonstra a importância da gestão da informação na gestão escolar, pela integração da informação provinda da secretaria escolar como recurso estratégico para apoiar as decisões da gestão pedagógica. Faz uma revisão bibliográfica de conceitos teóricos para apoio à utilização de sistemas de informação escolar e discute a necessidade de os usuários desenvolverem uma visão pedagógica e estarem preparados para usar a tecnologia disponível na condução e no acompanhamento, e para reavaliar as decisões tomadas coletivamente.

Gestão estratégica e financeira das escolas e instituições de ensino superior

A gestão estratégica é utilizada pelas organizações que querem criar o futuro desejado apesar das mudanças. As fases são consideradas distintas e interligadas, como a elaboração, a implementação e o controle das estratégias. O artigo discute o elo entre essas fases e como as informações geradas pela TIC possibilitam que a gestão financeira e orçamentária aloque recursos para que o planejamento seja transformado em ação.

Laboratório de informática: sala de aula tecnológica

Tendo se fixado como área de importância no cenário escolar, o uso de recursos tecnológicos como ferramenta de aprendizagem é intenso. Computadores portáteis, dispositivos móveis, lousas digitais etc., distribuídos em projetos privados ou por programas governamentais, estão presentes. Mas qual é a real necessidade de laboratórios de informática equipados? O que é preciso para orientar a organização e manutenção de um laboratório de informática adequado às necessidades da escola? Qual é o papel do docente nesse cenário?

Medidas de avaliação de aprendizagem

Dentro do processo de avaliação de aprendizagem, a aferição dos resultados da aquisição de conhecimentos é um campo aberto às mais diferentes práticas, por vezes executadas com base em experiências consagradas como válidas pelo tempo. Quais aspectos sobre os procedimentos para a tomada de medidas de avaliação são necessários? O que é relevante sobre o processo de avaliação? Como testar se sua prática está adequada aos tempos da internet?

A Escola No Século XXI – Volume IV

CAPÍTULO 8 – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ARTIGO 31. O Projeto Político Pedagógico (PPP) sob a Perspectiva da Tecnologia da Informação (TI)

ARTIGO 32. O Projeto Político Pedagógico e a Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

ARTIGO 33. Planejamento de Ensino e as Tecnologias

ARTIGO 34. Planejamento de Ensino e as Tecnologias – Avaliação e Feedback

ARTIGO 35. Práticas de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem no Espaço Escolar

ARTIGO 36. Tecnologia em Sala de Aula: Análise da Prática do Uso de Filmes de Animação

CAPÍTULO 9 – GESTÃO ESCOLAR

ARTIGO 37. A Informação e a Ação no Contexto Escolar

ARTIGO 38. Gestão Estratégica e Financeira das Escolas e Instituições de Ensino Superior

ARTIGO 39. Laboratório de Informática: Sala de Aula Tecnológica

CAPÍTULO 10 – MÉTRICAS NO CONTEXTO DAS TICS

ARTIGO 40. Medidas de Avaliação de Aprendizagem

ARTIGO 41. Perspectivas e Tendências das Tecnologias Aplicadas na Educação

ARTIGO 42. Colaboração em Redes Federadas de Educação

ARTIGO 43. Currículo e Conhecimento na Formação por Competência: o Uso de Tecnologias na Flexibilização do Ensino Superior

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